segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nova tecnologia pode alterar os sistemas touchscreen




Com o avanço da tecnologia e seus componentes, os criadores desta área estão cada vez mais buscando novas formas de se destacar e diferenciar seus produtos dos demais no mercado. Pensando nisso, Chris Harrison, candidato à PhD na Universidade Carnegie Mellon (EUA), criou uma ferramenta tecnológica chamada FingerSense, que poderá evoluir o touchscreen.

O termo touchscreen se refere ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta. As telas sensíveis ao toque se destacam entre as principais tecnologias atuais e está presente no mundo todo.

Mas a tecnologia criada por Chris Harrison, FingerSense, fará com que os dispositivos  de touchscreen reconheçam não só as pontas dos dedos,  como também as falanges, as unhas e outras partes de qualquer objeto.

A novidade surgiu com uma modificação que ele fez em seu Galaxy S3, funcionando graças a um sensor de vibração instalado no aparelho e um software especial. Com a junção destas duas ferramentas, o dispositivo consegue identificar diferentes tipos de sons de cada parte de um objeto.

Harrison já criou a empresa Qeexo para produzir o sensor, mas, segundo ele, o principal fica por conta do programa. “O grande problema com touchscreens hoje é que elas são muito simplistas se comparadas à capacidade de nossas mãos”, diz o desenvolvedor ao NewScientist. “Nós podemos fazer muito mais”, conclui.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Nathan Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário