quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estrias? Descubra como se livrar delas



 Dermatologistas dão dicas importantes sobre tratamentos para as cicatrizes

As estrias são marcas que aterrorizam e muito as mulheres. O pior é que elas jamais se apagam. Mas o que muitas não sabiam é que há técnicas para amenizá-las e torná-las praticamente invisíveis. Dermatologistas explicam como amenizar essa situação e acabar com essas terríveis marcas.

Estrias são cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras de sustentação da pele, constituídas por colágeno e elastina. Não existe nenhum tratamento que as faça sumir. No mercado há alguns produtos que ajudam e muito a melhorar a aparência da pele.

Além disto, também existem tratamentos que estimulam a produção de colágeno, uma proteína que preenche e disfarça essas que podem ser chamadas de cicatrizes. Um deles é o químico, que é feito com peelings à base de ácidos. O outro é o térmico, que é feito por meio de um processo chamado fototermólise seletiva, que direciona a luz de um laser para a área lesionada.

O mais comum é o tratamento mecânico, que é realizado através de microdermoabrasão com cristais, que promove uma espécie de lixamento da pele. As três alternativas são eficazes, porém, quem pode indicar qual é o melhor para o seu tipo de pele é o dermatologista.

Vale lembrar que o sucesso de cada terapia depende muito do tipo de estria que a pele do paciente tem. Uma outra dica dos profissionais desta área é para que as pessoas consigam identificar qual a fase em que se encontra a estria. Cicatriz vermelha indica o rompimento da fibra elástica, mostrando assim que o sinal é recente. Nesse caso, as chances de uma reversão aumentam.

Para quem ainda não tem estrias a prevenção é investir em cremes hidratantes de boa qualidade. Produtos cheirosos nem sempre são eficientes. As fórmulas devem conter ativos que ajudam a manter as moléculas de água nas camadas mais profundas da pele.

Danilo Pomin

Nenhum comentário:

Postar um comentário