quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os benefícios do Azeite


Ao contrário do que muitos pensam o faz muito bem a saúde

Diversos tipos de oliva viram  azeite e é a variedade que determina o ponto da maturação para a colheita, algumas espécies podem ser apanhadas ainda um pouco verdes, mas em geral os frutos selecionados são aqueles já bem escurecidos ou maduros.
Gostoso para ser saboreado com vários tipos de pratos, tem uma cor bonita e faz bem para saúde, pode ser consumido com saladas, assados e torradas ou da maneira que a pessoa que for comer achar melhor. Algumas gotinhas de azeite fazem a diferença no sabor dos alimentos.
 O azeite tem várias proteínas e abaixa a taxa do mau colesterol. Basta um fio dourado do óleo da oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura.
Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos cada grama oferece cerca de nove calorias. Mas a descoberta é séria: o consumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada. Para alguns cientistas o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa de azeite por dia para obter seus benefícios.
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém ainda, pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.
Os paises Europeus são os maiores produtores de azeite. Na hora de consumir o produto no supermercado, observe em primeiro lugar a data de validade do produto. Note se há algum selo de qualidade e, por fim, confira a acidez, que deve estar abaixo de um.

Ana Cláudia Baia

Nenhum comentário:

Postar um comentário