quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os benefícios da comida preparada no vapor


Cozinhar no vapor é um jeito simples e rápido de preparar os alimentos, além de reduzir a gordura dos pratos

 

 

Uma alimentação saudável é um método de cozinhar simples e rapidamente faz parte de quem coloca sua saúde em primeiro lugar. A comida feita no vapor, o tamanho, a forma e a composição dos alimentos, nutricionalmente falando, sofrem menos alterações do que se fossem cozidas em outros tipos de cozimento, onde não perder nem ganham água. Resultado: a comida fica muito mais gostosa. Sua família se surpreenderá com legumes mais crocantes e carnes macias e suculentas. Dá para fazer até frutos do mar!

 

Para os ligados ao bem-estar e à saúde, alguns estudos destacam e comprovam que quem consume regularmente  vegetais e legumes cozidos no vapor tem menos chances de desenvolver certas doenças como o câncer, o diabetes, ataques fulminantes no coração e, acredite, problemas na visão.
Alimentos preparados assim são mais saudáveis do que os crus, garante Steven K. Clinton, cientista de nutrição e professor de medicina na Divisão de Oncologia da Universidade de Ohio.
O cozimento no vapor preserva 84% das vitaminas do brócolis, por exemplo, contra 40% do cozimento em água fervente. O mesmo acontece com a couve, a couve-flor, a batata, a cenoura, o espinafre e a beterraba. Portanto, se você consumir alimentos cozidos no vapor, estará ingerindo o dobro de nutrientes!
Por ser feita no vapor, a comida não precisa de óleo e é altamente recomendada para pessoas com pressão alta e níveis elevados de colesterol e triglicerídes, além de ser ideal para quem quer perder peso. E o melhor: não fica com cara de comida de regime, pois o sabor é preservado.

Diferentemente do que se imagina, a técnica de cozimento no vapor dispensa panelas especiais. Você precisa apenas de um modelo comum e uma peneira de alumínio ou um escorredor de macarrão que se ajuste à panela.
É legal preparar vários alimentos de uma vez, ajeitando-os em diferentes camadas. Em uma panela grande, por exemplo, pode-se colocar o peixe na parte de baixo, o arroz acima e os legumes em um nível mais elevado.

Passo a passo da comida feita no vapor
 Para que a comida fique apetitosa, é essencial seguir algumas dicas da culinária para poder saborear o prato cozido no vapor. Corte os alimentos em pedaços não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme. Depois, coloque-os no escorredor sem pressionar, assim o vapor pode circular. Aí é só acrescentar na panela entre três e cinco centímetros de água - os equipamentos específicos indicam a quantidade necessária, lembrando sempre que a principal regra é não deixar os alimentos encostarem na água, é óbvio. Quando levantar a fervura, coloque o cesto na panela, tampe e abaixe o fogo, evitando sempre de ficar abrindo para não interromper a circulação do vapor.  Com essa prática com apenas 10 minutos para legumes e verduras e de 15 a 20 minutos para peixes e também para quem possa imaginar ser impossível, frutos do mar.



Dicas e truques

Jamais salgue os legumes antes de cozinhá-los. Isso pode tirar a cor e a umidade do alimento. Para temperar a água use louro, alecrim, tomilho, alho e sal. Se o prato for peixe ou frutos do mar, prefira pimenta-do-reino, sal ou limão.

Para fazer a criançada comer legumes, acrescente, em doses moderadas, elementos que estimulam o paladar, como sal, azeite e especiarias.

 

Peixes ideais para cozimento no vapor: linguado, salmão e as variedades da pescada.


Guilherme Ramos

Um comentário:

  1. A agua do cozimento no vapor não deve ter cloro, e flúor, eu ozonizo a agua da fervura.

    ResponderExcluir