quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ervas : Saúde no prato


Temperos que propiciam bem estar e sabores exóticos no seu dia a dia

As ervas estão sendo cada vez mais utilizadas no prato dos brasileiros. O sabor e a leveza que elas levam consigo nas receitas, fazem com que o prato se torne saboroso. Além de ser uma ótima forma de reduzir o consumo de sal, traz uma série de benefícios à saúde. Segundo nutricionistas, os temperos naturais têm efeitos terapêuticos em pequenas doses.
Entre os temperos mais comuns, estão o orégano - indispensável na pizza, a salsinha e o manjericão. Mas também existem opções como o endro - que ajuda a aliviar cólicas intestinais, e o tomilho, com propriedades expectorantes e vermífugas.

Ervas que ajudam a emagrecer

Existem vários tipos de ervas que auxiliam no processo de emagrecimento, mas cada uma possui uma finalidade.
Termogênicas: Elas ajudam na queima da gordura aumentando a velocidade do metabolismo. Algumas possuem propriedades que desfazem a molécula de gordura retida no organismo e também ajuda a diminuir o colesterol.
São elas, o boldo, a carqueja, o chá verde, o branco e o vermelho, a casca de laranja amarga, o fucus, a guaçatonga, o hibisco e a salsaparrilha.
Desintoxicantes: Auxiliam no processo de limpeza do organismo. As ervas desintoxicantes eliminam a gordura e as toxinas por meio da urina. Essas toxinas atrapalham o funcionamento do sistema linfático e evita a perda de gordura. Além disso, essas ervas ajudam a diminuir a sensação de barriga inchada e volumosa.
São elas: o alecrim, a bardana, a camomila, o capim-cidreira, o cardo-santo ou cardo-mariano, a centelha, o coentro, o dente-de-leão, a erva-doce, a espinheira-santa, a hortelã e a sálvia.


Náthaly Baraldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário