Os tão famosos aparelhos
celulares foram o assunto mais reclamado pelos consumidores no ano de 2011, de
acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, divulgado nesta
terça-feira (18) pelo Ministério da
Justiça.
Foram um total de 153.094 reclamações no ano passado nos Procons, contra mais de 19 mil empresas.
Os aparelhos motivaram
mais que o dobro do segundo colocado, que foram as reclamações envolvendo
problemas com microcomputadores e produtos de informática. Na lista do ano
passado, os celulares
também apareceram no topo da lista, junto
com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira colocação
estão os eletrodomésticos da linha branca, seguidos pelo cartão de crédito e
telefonia celular.
As queixas fundamentadas são aquelas que precisam ter audiências para
solucionar o conflito entre o consumidor e a empresa, e representaram mais de
15% do total geral de atendimentos dos Procons no ano passado. Vale lembrar que
a central de cadastro de reclamações existe desde 2006.
O Ministério da Justiça
também listou o tipo de reclamação feita pelos consumidores - ou seja, os
problemas relatados.
Nesse quesito, os impasses com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011, seguidos por problemas com garantias de produtos e vício ou má qualidade de produto ou serviço.
Com informações do portal G1
Guilherme Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário