quarta-feira, 21 de março de 2012

TV ou Rádio? Onde se informar?


1831 Michael Faraday, grande sábio inglês, descobre a indução magnética e James C. Maxwell descobre matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas.
1880 Thomas A. Edison contribui com experiências práticas à corrente das ondas eletromagnéticas.
1890 o alemão Henrich Rudolph Hertz comprova na prática a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”.
Começa aí a existência de um novo meio de comunicação: o Rádio.

Começo do século XX pesquisadores dão início a estudos de um novo meio de comunicação.
1926 experimentos realizados na Inglaterra, e 1927 no Japão e nos EUA marcam o início das transmissões de imagens e sons.
Surge então o meio de comunicação mais popular atualmente: A TV.

Há quase um século que o rádio vem perdendo seu espaço para a TV. O meio de comunicação que atualmente é o mais popular no mundo inteiro, obtém vantagens com recursos sonoros e visuais. Por esses e outros motivos é que a TV se destaca em relação ao rádio na hora de se informar.

Uma enquete realizada por alunos de jornalismo da Faculdade Cristo Rei, em Cornélio Procópio, aponta que o meio de comunicação áudio-visual se destaca por proporcionar mais emoções e melhor entendimento devido aos recursos visuais disponibilizados por ele.

Em contrapartida, a pequena porcentagem de entrevistados, no qual optaram pelo meio de comunicação auditivo, afirmam que o rádio proporciona maior mobilidade e facilidade de acompanhamento das informações emitidas.

O fato é que a disputa entre rádio e TV vem de tempos. Mas a opção por cada um deles refere-se à preferências devido aos contextos culturais e sociais e características próprias de cada público, que se adaptam a receberem as informações de acordo com suas prioridades.

Camila Sotero
Eduardo Malachini
Guilherme Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário