terça-feira, 27 de março de 2012

27 de Março – Dia do Circo


   Hoje se comemora o Dia do Circo, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin (Abelardo Pinto), que nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo na data de 27 de Março de 1897. Era considerado como um grande palhaço e se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Não se sabe exatamente onde, nem quando o Circo surgiu. Alguns estudiosos afirmam que surgiu na Antiguidade, na Grécia ou no Egito. Outros apontam a origem do circo na China, mais de 5000 anos atrás.
    No Brasil, a história do circo está ligada à trajetória dos ciganos pelo nosso país. Devido às muitas mudanças por conta de perseguições, os levavam a procurar um meio de sobrevivência pelas cidades que percorriam. Aproveitavam as festas populares e religiosas para se exibirem nas tendas que montavam e apresentavam suas agilidades com os cavalos e talentos ilusionista. Mas o circo, com suas características itinerantes, aparece no final do século XIX.
   Hoje, um tanto esquecido na tradição brasileira, o circo e sua principal atração – o palhaço, quase caem no esquecimento do povo, mas nem por isso deixa de ser uma cultura rica de conhecimento e entretenimento, com seus mais variáveis espetáculos que enchem os olhos, tantos das crianças quanto dos que buscam um pouco de diversão e histórias.

Jéssica Oliveira
Informações: Portal São Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário