sexta-feira, 30 de março de 2012

O Brasil perde mais uma cabeça pensante



Morreu na madrugada da última quarta-feira, em sua residência, em Ipanema, Zona Sul do Rio, o escritor, jornalista, cronista e cartunista Millôr Fernandes, aos 88 anos. Millôr sofreu um acidente vascular cerebral e teve falência múltipla dos órgãos.
Com sua incomparável criatividade e criticidade,
aos 19 anos, ingressou na revista O Cruzeiro, a mais importante da época, criando um estilo próprio e diferenciado que levaria por toda a vida.
A leitura crítica da realidade, a ironia, a erudição, o desenho carregado de ousadia são algumas das características mais marcantes desse ilustre jornalista.
Millôr também é um dos maiores frasistas da imprensa brasileira, algumas muito conhecidas, como: “Viver é desenhar sem Borracha” e “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”.
Millôr, mestre do humor, também ficou muito conhecido com sua ligação ao esporte e foi um dos idealizadores do Frescobol, esporte genuíno brasileiro.
"O Frescobol foi um esporte que cheguei a jogar bastante bem. Esporte maravilhoso, praticado à beira mar - os participantes quase nus - de tempo em tempo interrompido por um mergulho refrescante, o Frescobol é elegante e dinâmico o tempo todo, beneficiando-se ainda da sorte inaudita de nunca nenhum idiota ter tido a ideia de lhe traçar normas, aferir pontos - permanece até hoje uma atividade pura. Há competição, mas não formalizada, pontificada. Não há vencidos nem vencedores. Portanto sem possibilidade de violência. Segue meu princípio; "O importante é nem competir.", diferente do conceito hipócrita do Conde de Coubertin: "O importante é competir", escreveu Millôr.
Com toda certeza, o Brasil perdeu um de seus maiores críticos e pensadores de toda história da Imprensa, mas ganhou conhecimento através de uma sabedoria fantástica.


Nathan Francisco
Informação: www.lancenet.com.br e www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário