terça-feira, 27 de março de 2012

Novos métodos de aprendizagem virtual são idéias para a educação no Brasil




Com a tecnologia cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas, o avanço e a divulgação de novas formas de buscar conhecimento se ampliam e se tornam completas quando utilizamos das mídias on-line. Então por que não utilizar desse meio para aprendizagem?

Uma iniciativa norte-americana de vídeos-aulas, ou seja, elaboração de vídeos educativos sobre matemática, biologia, química, física, entre outras matérias, para auxiliar alunos com dificuldade de aprendizagem, ou pelo simples fato de ser on-line, inspirou alguns brasileiros a utilizar dessa “vantagem” também.

Salman Khan, um educador americano conseguiu a proeza de mais de 132 milhões de acessos aos seus vídeos. Esses resultados repercutiram na iniciativa de aqui no Brasil elaborar esses vídeos, fazendo a tradução e a dublagem e sendo oferecidos gratuitamente pela Fundação Lemann, e o Qmágico, site elaborado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A Fundação Lemann traduziu cerca de uma centena dos mais de 3 mil vídeos no Youtube e alcançou um conjunto de aproximadamente 300 mil visualizações. O projeto dos universitários do ITA, por sua vez, já finalizou 600 vídeos e está em fase de implantação.

A quem favorecerá

O conceito central é proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de personalizar o conteúdo dado em salas de aulas com esses recursos, sendo mesclados a metodologia tradicional com o ensino virtual.

Porem, seja ele professor ou aluno, de escola pública ou particular, cursando do primário ao ensino superior, para concursos ou vestibulares, poderá ter um suporte maior com essas aulas diferenciais, não há restrições para a aprendizagem, basta se basear naquela que melhor irá te suprir de conhecimento.

Jéssica Oliveira
Informação: Educação UOL

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