Com a tecnologia cada vez
mais fazendo parte do dia a dia das pessoas, o avanço e a divulgação de novas
formas de buscar conhecimento se ampliam e se tornam completas quando utilizamos
das mídias on-line. Então por que não utilizar desse meio para aprendizagem?
Uma iniciativa
norte-americana de vídeos-aulas, ou seja, elaboração de vídeos educativos sobre
matemática, biologia, química, física, entre outras matérias, para auxiliar
alunos com dificuldade de aprendizagem, ou pelo simples fato de ser on-line,
inspirou alguns brasileiros a utilizar dessa “vantagem” também.
Salman Khan, um educador
americano conseguiu a proeza de mais de 132 milhões de acessos aos seus vídeos.
Esses resultados repercutiram na iniciativa de aqui no Brasil elaborar esses
vídeos, fazendo a tradução e a dublagem e sendo oferecidos gratuitamente pela
Fundação Lemann, e o Qmágico, site elaborado por alunos do Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A Fundação Lemann traduziu
cerca de uma centena dos mais de 3 mil vídeos no Youtube e alcançou um conjunto de aproximadamente 300 mil
visualizações. O projeto dos universitários do ITA, por sua vez, já finalizou
600 vídeos e está em fase de implantação.
A quem favorecerá
O conceito central é
proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de personalizar o
conteúdo dado em salas de aulas com esses recursos, sendo mesclados a
metodologia tradicional com o ensino virtual.
Porem, seja ele professor ou
aluno, de escola pública ou particular, cursando do primário ao ensino
superior, para concursos ou vestibulares, poderá ter um suporte maior com essas
aulas diferenciais, não há restrições para a aprendizagem, basta se basear
naquela que melhor irá te suprir de conhecimento.
Jéssica Oliveira
Informação: Educação UOL
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