quinta-feira, 15 de março de 2012

Consumismo para que?

O consumismo é um problema que afeta milhões de brasileiros. E a incontrolável vontade de comprar e gastar dinheiro torna-se doença para muitos. Em alguns casos, eles gastam até sem poder. Às vezes, o dinheirinho contado para pagar as dívidas acaba sendo “torrado”, por impulso, para não perder uma boa promoção ou liquidação, por exemplo.
O consumo excessivo gera sensação de prazer, o que eleva a vontade de comprar. Nesse caso, o consumismo acaba se tornando um vicio incontrolável, onde os grandes consumidores, em muitas vezes, não conseguem se livrar dessa doença sem um acompanhamento ou tratamento psicológico.
A situação é bastante preocupante porque o excesso de consumo não está relacionado só a jovens ou adultos que só pensam em produtos de marca e que mostrem status.
Até mesmo as crianças já vivem nesse mundo extremamente consumista e querem tudo o que diz respeito aos seus ídolos, é claro, se espelhando nos pais ou em pessoas que estão no seu convívio diário.
Em muitos casos, em que as pessoas sofrem de algum problema emocional, encontram consolo e até mesmo a solução nos bens matérias, e por isso acabam se tornando consumistas.
Existe também a questão  ambiental, pois esse excesso de consumo não prejudica somente as pessoas envolvidas, mas também o meio ambiente, que sofre as conseqüências causadas pelo consumo exagerado.
É preciso consumir para viver e não viver para consumir.







Ana Cláudia Baia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário