quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acesso universal à internet no Brasil é estudado pelo governo


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (29) que o governo pretende lançar um plano de universalização da internet no país, priorizando locais sem infraestrutura como a Região Norte do Brasil e regiões metropolitanas onde é precário o acesso a rede. 

"Vamos fazer isso com calma, de forma bem embasada porque queremos atingir a universalização. Que o computador seja tão presente quanto é hoje o rádio ou a televisão", declarou o ministro. Paulo Bernardo disse que pediu estudos sobre o assunto para a Telebras, Anatel e Ministério das Comunicações. 

Ainda explicou que as metas para universalização da internet deverão constar em uma revisão do Plano Nacional de Banda Larga, prevista para o ano que vem. Isso deverá aumentar a velocidade mínima que hoje é de 1 megabit por segundo (Mbps). "A presidenta Dilma falou esses dias em 5 Mbps, mas talvez no ano que vem, quando queremos lançar o plano, isso seja pouco. Talvez 10 Mbps como velocidade mínima". 

De acordo com Bernardo
, a licitação da faixa de frequência de 700 mega-hertz, que deverá ocorrer no ano que vem, terá que incluir metas de velocidade de internet. Porém, essa faixa atualmente está sendo utilizada para transmitir sinal de televisão analógica, podendo ser licitada depois que houver a digitalização do sistema.


Érica Fonseca



Nenhum comentário:

Postar um comentário