sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ibama avalia derramamento de óleo no Ribeirão Lindóia


Uma locomotiva bateu contra um vagão carregado com mais de 60 mil litros de óleo diesel na região entre o Parque Cilo III e o Jardim Maria Lúcia (zona oeste), na última terça-feira, em Londrina. Com o acidente, houve derramamento de óleo no manancial do Ribeirão Lindóia.

Foram colocadas três barreiras de contenção para conter o avanço da mancha de óleo. O Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá monitorar o local e as condições de danos provocados pelo acidente. O monitoramento no local tem acontecido diariamente por servidores da Secretaria do Ambiente (Sema) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a calha normal do córrego subiu e isso aumentou muito a superfície aquática do Lindoia. “No momento em que baixar o nível da água poderemos ver se tem resquícios de contaminação na vegetação'', explicou.

Hoje vence o prazo para a ALL, empresa responsável pela locomotiva, apresentar um relatório, informando a quantidade exata de óleo derramado e as ações adotadas para minimizar o impacto ambiental. Serão feitas novas amostras de solo e água no local. A ALL pode ser multada em até R$ 50 milhões.


Érica Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário