sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como surgiu a Festa Junina?



Nessa época do ano ouvimos muito falar sobre quadrilhas, pipoca, bandeirinhas, dança, fogueira, etc. Estamos falando da tão tradicional Festa Junina, evento que se comemora em todas regiões do país, e se caracteriza por sua particularidade e alegria.
Mas você sabe como surgiu a Festa Junina? A origem das comemorações é anterior à era cristã.

No hemisfério norte, diversos povos da Antiguidade como os celtas e os egípcios, aproveitavam essa época do ano para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. Na Europa, a Igreja Católica decidiu tornar a comemoração cristã, homenageando três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

No Brasil, antes da chegada dos europeus, os índios já faziam importantes rituais no mês de junho celebrando a agricultura com cantos, danças e diversos tipos de comida. Com a chegada dos colonizadores Portugueses, os costumes indígenas se fundiram com os costumes católicos, dando a característica que conhecemos hoje. Por isso existe a celebração aos santos católicos e a variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos.

Outra característica é a valorização da vida caipira nessas comemorações, que reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo.

Informações: Site mundoestranho

Nathan Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário