quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gripe H1N1: sintomas e prevenção


A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A. A transmissão do vírus ocorre pelo ar, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os principais sintomas são febre – cerca de 39°, dor de cabeça intensa, calafrios freqüentes, cansaço extremo, dor de garganta leve, tosse seca e continua, muco (catarro) pouco comum, dores musculares intenso e ardor nos olhos intenso.
Caso esses sintomas estejam em evidência é necessário procurar orientação médica imediatamente.
Nesse ano, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação do Programa Nacional de Imunização do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância e Saúde, lança a 14ª Campanha Nacional contra Influenza, tento como vacinados gestantes, adultos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos.
Algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas são: lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia, alimentar-se bem, tomar bastante liquido, agasalhar-se bem nos dias frios, cuidado redobrado com crianças e idosos, não compartilhar objetos de uso pessoal, deixar o ambiente arejado e não tomar remédio sem indicação de seu medico.

Daisyelle Cristina Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário