segunda-feira, 30 de abril de 2012

Show de Fernando e Sorocaba é cancelado depois de temporal


O show da dupla Fernando e Sorocaba foi cancelado na noite do último sábado 28, em Itapetininga, interior de São Paulo. O cancelamento aconteceu depois que um vendaval atingiu a região, minutos antes da apresentação.
Com a força dos ventos, a cobertura do palco desprendeu e danificou todos os equipamentos de som.

De acordo com Fábio Miranda, assessor de imprensa da Expoagro, aproximadamente 20 mil pessoas estavam presentes no local quando o incidente aconteceu.
O novo show foi remarcado para o dia seguinte no mesmo local. Pelo Twitter, a dupla de sertanejos tranquilizou os fãs e pediu desculpas pelo ocorrido:

— Pedimos desculpa às pessoas que nos aguardavam em Itapetininga-SP. A chuva e vento danificaram a estrutura e felizmente foi só um susto. Pedimos a compreensão da galera que enfrentou a chuva pra estar lá!

Na manhã do último domingo, uma nova remessa de equipamentos de som estava sendo entregue no local do show e o palco remontado.


Náthaly Baraldi 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Falando de inclusão social: Closed Caption



Como funcionam as legendas automáticas nas TVs?

 

O nome é Closed Caption ou CC – em tradução livre "legenda oculta", são textos que reproduzem na tela da TV o que os apresentadores dos programas ou personagens das novelas estão falando. É um recurso criado especialmente para ajudar os deficientes auditivos a interagir com os programas de TV, assim como nós ouvintes.

O CC não é igual à legenda dos filmes. Ele também indica em palavras os outros sons do vídeo, como "chuva" ou "passos". Nos programas gravados, o CC que os espectadores vêem na tela é o mesmo texto que aparece no teleprompter (aparelho acoplado à câmera do estúdio que mostra o que o apresentador deve ler).

No Brasil, as “legendas ocultas” surgiram a partir de 1997, com o Jornal Nacional, da Rede Globo, que passou a usar o recurso. Porém, ainda não é uma ferramenta obrigatória. Em 2000, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) propôs um projeto de lei para obrigar emissoras de TV a incluírem as legendas ocultas na programação. O projeto seguiu para a Câmara dos Deputados, foi incluído em outras propostas de acessibilidade e, desde então, continua em tramitação junto ao PL 2.462, do deputado Ricardo Izar (PSD). Esse último projeto pede um cronograma de adoção de percentuais mínimos de programas com closed caption.

Entenda um pouco mais de como funciona o Closed Caption

Como são em maioria para as pessoas com deficiência auditiva, todas as informações que surgem na tela deverão ser traduzidas em palavras escritas, sejam falas, ruídos ou sons de plano de fundo.

Em programas ao vivo, existem dois métodos principais para produzir o Closed Caption: o mais comum, utilizado nos Estados Unidos, é a estenotipia – nesse processo um profissional especializado (o estenotipista) registra tudo que é dito no programa em um teclado especial, cujos botões são baseados em fonemas em vez de letras. Desta forma, a capacidade de tradução é de 200 palavras por minuto.

Já o utilizado no Brasil, que tem como precursor a Rede Globo, tem como método o reconhecimento de voz – um operador repete tudo o que os apresentadores falam, o computador converte a voz da pessoa em texto e o resultado desse "ditado" vai para a tela. A única dificuldade é que o grau de precisão desse sistema é um pouco menor. Às vezes, o computador pode confundir alguns fonemas, como "lhe" e "lie".

 

Nos programas gravados a técnica mais utilizada é a maquina, onde o roteiro de um jornal ou episódio de uma novela é usado para guiar o trabalho de quem faz a legenda. Quem legenda ouve o que é falado na cena e repete as frases devagar ao computador com software de reconhecimento de voz. Dessa forma, o profissional insere as marcações de som (bater de palmas, risos, música de fundo). Cada hora de vídeo vira de 3 a 5 horas de trabalho para fazer o closed caption. Também há revisão das legendas antes da digitalização, o que deixa as execuções gravadas com menos erros.

Algumas dúvidas comuns

Como a legenda vai parar na televisão?

 

A imagem que vemos na televisão é composta por um grande número de linhas verticais e horizontais (um aparelho de alta definição, por exemplo, apresenta 1080 linhas). Na chamada “linha 21” é feita uma espécie de interrupção do sinal para a próxima linha (o termo técnico é “intervalo de apagamento vertical"), onde são inseridos os dados das legendas, que não aparecem de imediato na imagem, daí o nome “legenda oculta”. A informação fica contida no sinal enviado à TV até sua casa, basta acionar o botão do controle remoto (também existem aparelhos decodificadores de closed caption, menos comuns) para visualizá-las. A idéia de criar as legendas ocultas surgiu há cerca de trinta anos, nos Estados Unidos.

As legendas servem apenas para deficientes auditivos?

 

Não, além das pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva (no Brasil, eles são 9,8 milhões, segundo dados do IBGE-2010), as legendas ocultas também ajudam idosos, que sofrem a perda natural da capacidade auditiva com o avançar da idade; crianças em alfabetização; analfabetos em processo de aprendizado da língua. Além dessas pessoas, já é comum encontrar televisores em locais públicos e barulhentos com o recurso ligado, como bares, restaurantes, salas de espera etc.
Mesmo não sendo uma ferramenta obrigatória no País, o Closed Caption ou CC, como é mais chamado, pode ajudar muito aqueles que também buscam de informação e entretenimento como nós, independente da dificuldade. Afinal, vivemos numa sociedade crescente, o que consequentemente a torna cada vez mais interada e disposta em oferecer oportunidades de acesso a bens e serviços entre todos.
Jéssica Oliveira
              www.mundoestranho.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Apple vende 35 milhões de iPhones


A Apple anunciou que vendeu mais de 35 milhões de iPhones sendo  11,8 milhões no primeiro trimestre desse ano de 2012, que terminou em 31 de março. A companhia divulgou seus resultados financeiros para o período na tarde da última terça-feira (24).
Os resultados também mostraram lucros de U$ 39 bilhões nesse mesmo período, sendo U$ 11,6 bilhões (12,30 por ação). No primeiro trimestre do ano passado, a Apple teve receita de U$ 24,7 bilhões e lucro de U$ 6 bilhões. Segundo a companhia, as vendas internacionais correspondem a 64% de entradas no trimestre.
No primeiro trimestre de 2012, a Apple enfrentou problemas com uma série de boatos de que o seu novo iPad tem problemas de superaquecimento. O novo iPad, anunciado no início de março, começou a ser vendido nos Estados Unidos e em outros nove países no dia 16 do mesmo mês.


O novo iPad conta com tela de alta definição e internet 4G (quarta geração) e câmera de 5 megapixels. Já teve 3 milhões de unidades vendidas no primeiro fim de semana no mercado. No dia 27 de março, ele começou a ser vendido na Colômbia, Estônia, Índia, Israel, Letônia, Lituânia, Montenegro, África do Sul e Tailândia. No dia 20 do mesmo mês, 11 países incluindo Uruguai, Coreia do Sul e Venezuela receberam o aparelho.
A Apple ainda não anunciou o lançamento do tablet aqui no Brasil. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já homologou o aparelho para a comercialização.

Fonte: G1.com.br

Guilherme Ramos

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cantor Pedro passará por sessão de hemodiálise de oito horas




Pedro Leonardo Dantas Costa (24), filho do cantor Leonardo, passará por sessão de hemodiálise por aproximadamente oito horas, segundo informou sua assessoria de imprensa, nesta terça (24). Pedro continua sem febre e com a pressão intracraniana dentro dos limites aceitáveis, de acordo com boletim médico. 
O cantor sofreu na madrugada desta segunda  uma parada cardíaca com duração de seis minutos, porém foi ressuscitado. O cantor se encontra internado, em estado grave, na UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG). 
O médico Vandervan  Azevedo, diretor da UTI, informou que o quadro de saúde do cantor é instável. 
Pedro sofreu um grave acidente após voltar de um show em Uberlândia, após capotar o carro na divisa de Minas Gerais com Goiás. O cantor sofreu politraumatismo craniano, com edema cerebral, lesão no baço e no abdômen. 
A família deseja que ele seja transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento. Dependendo de seu estado de saúde, a transferência pode acontecer ainda nesta terça.  
Pedro faz dupla com seu primo Thiago, filho de Leandro, desde 2002. 
Fonte:  


Érica Fonseca 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Você sabia...


Que em Cornélio Procópio existe um centro de Equoterapia que atende cerca de 40 pacientes, de oito municípios? E que está há quase dois anos em funcionamento em nossa cidade?
O Centro de Equoterapia Vó Diva foi fundado em 26 de agosto de 2010, com a proposta de atender pessoas com necessidades especiais, de Cornélio Procópio e região, e está agregado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) e deste modo é supervisionado e assessorado por esta.
O método da Equoterapia é reconhecido e aprovado pelo Conselho Federal de Medicina. O tratamento é eficaz para pessoas com necessidades especiais e transtornos psicológicos.
Você pode imaginar para quais áreas a Equoterapia é indicada?
Pois vamos lá, este método é feito com um cavalo e é indicado para:

  •          Paralisia cerebral;
  •          Síndrome de Down; síndrome de Rett
  •          Autismo;
  •          Hiperatividade,
  •          Psicoses;
  •          Ansiedade, estresse e depressão;
  •          Sequelas de acidente vascular encefálico (AVE) e traumatismo crânio encefálico (TCE)
  •          Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer;
  •          Esclerose Múltipla;
  •          Deficiências auditivas e visuais, entre outras. 

Vó Diva tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida de seus pacientes, com um atendimento personalizado.

Almoço

O centro Vó Diva vai realizar um almoço beneficente no dia 29 de abril das 12 às 15hs, na Estância - Km 3 saída para Leópolis. O almoço já acontece há um ano, sempre no último domingo do mês e tem capacidade para 200 pessoas.
O preço dos ingressos para o almoço está sendo vendido por R$ 20,00. Crianças até 8 anos de idade não pagam.

Vanessa Yumi de Barros é enfermeira da Estância e diz que, “todo mundo que vai gosta, porque é um ambiente agradável, tranquilo, tem passeio a cavalo, recreação para as crianças com varias brincadeiras e musica ao vivo”. 

Vá já conhecer o Centro Vó Diva você também!


Eduardo Malachini Henriques 
com informações de Tane Cristine Saito - Fisioterapeuta.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PUC em Londrina é aprovada para receber curso de medicina


Em Londrina, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), recebeu nessa semana, pelo Conselho Nacional de Saúde, a aprovação do curso de medicina.
O curso deve ter como hospital-escola a Santa Casa de Londrina.
André Vargas, deputado federal (PT), se reuniu com o ministro da Educação Aluízio Mercante, para pedir agilidade na implementação do curso.
Vargas solicitou ao ministro uma reunião com representantes londrinenses para tratar do assunto.        


Daisyelle Cristina Maria
Informações: www.bonde.com.br


Ong levanta polêmica sobre infanticídio, no Dia do Índio



A ONG Atini – voz pela vida, levantou nas mídias nacionais, no Dia do Índio, uma discussão sobre o combate ao infanticídio. Para eles a prática de enterrar crianças vivas, ou abandoná-las na floresta, ainda é comum em cerca de 20 etnias brasileiras. Os bebês são escolhidos para morrer por diversos motivos, desde nascer com deficiência física a ser gêmeo ou filho de mãe solteira. Os defensores dos indígenas lutam pelo direito de vida de todas estas crianças. Em 2010 eles acusaram funcionários da FUNAI de serem omissos em vários casos. A mobilização, do dia 19 de abril, teve o intuito de sensibilizar pessoas para que estas entrem a favor da causa e os ajude a efetivar medidas de combate à prática. O problema maior é que talvez o homem branco, mais uma vez, possa interferir na cultura dos índios e assim gere uma revolta nos principais líderes indígenas. Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco dos dramas vividos por mães índias que tiveram que sair de suas aldeias para não terem os filhos sacrificados.

Danilo Pomin

Caem os juros para empréstimos e financiamentos

Depois do Banco do Brasil, Caixa Econômica, HSBC e Santander diminuírem as taxas de juros nas últimas semanas, foi a vez do Itaú e Bradesco anunciarem o corte. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 18.
As instituições realizam os cortes nos juros após a presidente Dilma Rousseff defender a diminuição da diferença do que os bancos recebem e do que pagam aos clientes, o chamado “spread”.
De acordo com os bancos, os clientes com conta corrente terão o benefício da redução de juros para financiamento de veículos, cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Para os beneficiários do INSS, a queda será na contratação de crédito consignado.
As novas regras terão validade para transações realizadas a partir do dia 23 de abril.
Não foram divulgadas as taxas praticadas hoje, mas deverá haver uma queda de 08% nos juros. Na concessão de empréstimo para aposentados, por exemplo, o juro ficará entre 0,89% e 2,20% ao mês.

Moises Araujo Coelho

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Feliz Dia do Índio Brasil


1940, no México: é realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano com a participação de várias autoridades governamentais da América Latina. Porém, devido ao medo e receio dos índios convidados, a participação dos mesmos aconteceu alguns dias após o inicio do congresso, precisamente no dia 19 de abril, tornando esse dia a data comemorativa como forma de homenagem aos indígenas.

A partir deste marco histórico, em todo 19 de abril, é relembrado a importância deste povo em nossa sociedade. Alunos nas escolas desenham, escrevem ou interpretam a cultura indígena como forma de expressar a apoio à raça.

Mas até onde vai o apoio cultural e a importância da sociedade a esta cultura? Se antes os índios eram vistos com maus olhos e de forma negativa pela sociedade, hoje pode se dizer que são apenas esquecidos.

Cotas e alguns outros benefícios camuflam a “preocupação” e “atenção” da sociedade, mas é clara a indiferença e falta de compreensão da cultura indígena e também tantas outras em nossa sociedade. A falta de conhecimento talvez seja um pouco culpa da educação disponibiliza em nosso país, mas a falta de interesse e solidariedade ao próximo pode ser revista por cada um.

Aos que colaboraram tanto para a variedade bela da cultura brasileira! FELIZ DIA DO ÍNDIO!

Camila Sotero

Luan Santana recebe o título de cidadão honorário de Londrina


No dia 9 de abril, o sertanejo Luan Santana, que reside em Londrina, ganhou o título de cidadão honorário do município.
A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de vários fãs.
O cantor, que escolheu viver em Londrina por gostar da cidade, e ter um aeroporto em funcionamento por 24 horas, colabora com as obras sociais de sua cidade, doando parte do valor da venda dos CD’s para Instituições, como Hospital do câncer e APAE.
Luan Santana foi o garoto propaganda da Exposição de Londrina 2012, onde se apresentou no dia 8 de abril, no palco principal.





Náthaly Baraldi

terça-feira, 17 de abril de 2012

Leilão de bens de Clodovil arrecada R$ 370 mil


Na ultima quinta-feira, 12, foi realizada no Jardim Paulista, zona sul de São Paulo, o leilão de bens do estilista e ex- deputado-federal, Clodovil Hernandes. O leilão, considerado um sucesso, foi realizado para pagar as dividas que o estilista deixou após a sua morte. Num espaço para 100 pessoas, cerca de 500 interessados prestigiaram o evento. Até a costureira de 20 anos do estilista estava lá para incentivar os convidados a comprarem os objetos – assim ela receberia suas dívidas atrasadas deixadas por Clodovil.

Amigos também foram lá para se despedir dos objetos pessoais de Clodovil e arrematar alguns pertences como forma de lembrança.
O estilista era uma pessoa dinâmica, transparente, querido e admirado.

O leilão arrecadou 370 mil, segundo Ulisses Barbosa Silva, organizador do evento.








Ana Cláudia Baia

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Paul McCartney inicia turnê pela América do Sul


Para os amantes do bom e velho Rock and Roll de verdade, uma das maiores lendas do gênero, o ex-Beatle Paul McCartney, iniciou neste domingo (15) em Montevidéu, no Uruguai, sua turnê pela América do Sul, que inclui apresentações no Paraguai, Colômbia e também no Brasil, onde foi aclamado por milhares de fãs.


O show “On the run”, reuniu 50 mil espectadores no tradicional estádio Centenário. A apresentação pode contar ainda com um telão instalado no centro da capital, onde atraiu mais de 10 mil pessoas que não puderam estar presente no estádio para apreciar as canções de Paul. 

Além disso, nas cidades de Rivera e Maldonado, um público de aproximadamente oito mil pessoas, em cada local, assistiram a apresentação em telões instalados em estádios de futebol.
No show em Montevidéu, Paul tocou músicas dos Beatles e de sua carreira solo, incluindo canções de seu último álbum, "Kisses on the bottom”.
O cantor trouxe em seu repertório alguns clássicos mais esperados pelos fãs como "Yesterday", "Hey Jude" e "Let it be”.

Os shows de Paul no Brasil serão realizados nos dias 21, 22 e 25 de abril. O músico irá se apresentar nos dois primeiros dias, no estádio Arruda, em Recife, e no dia 25 do mesmo mês, no estádio Ressacada, em Florianópolis.
Segundo os produtores de Paul, esta será a última turnê do astro de 69 anos, pela América do Sul.
Os beatlemaníacos de plantão aguardam ansiosos para as apresentações da lenda não só do Rock, mas da história da música.
Nathan Francisco

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Afinal, todo tipo de aborto é mesmo crime?


Teve início ontem (11), o julgamento da ação que pede a descriminalização de aborto de anencéfalos (fetos sem cérebros), no Supremo Tribunal Federal (STF).  A discussão se estendeu por todo o dia e terá continuação nesta quinta-feira, a partir das 14h. A decisão do Supremo sobre o assunto terá que ser aplicada pelas demais instâncias da Justiça em casos semelhantes.

Há mais de oito anos, juízes e tribunais têm decidido caso a caso sobre a interrupção da gravidez e em muitos deles, concedendo os pedidos. Em outros, a ação perdeu o objeto em razão da demora, pois quando o processo chegava às mãos do juiz, o parto já havia ocorrido.

O ministro Marco Aurélio Mello é relator da ação proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, e votou a favor do aborto nos casos em que o feto tem malformação no cérebro e poucas chances de sobrevivência. Ele ainda defendeu que é inconstitucional a interpretação segundo a qual interromper a gravidez de feto anencéfalo é crime previsto no Código Penal.

A entidade pede que o Supremo interprete o Código Penal para permitir que, nesses casos, a mulher possa escolher interromper a gravidez.

Mas afinal, é crime poupar um ser humano de nascer com limitações realmente prejudiciais a si mesmo ou o crime passa a ser quando os pais desse ser humano decidem por ele?

Para muitos e um quase total de religiosos o aborto, seja ele em quais circunstancias, não faz sentido e jamais precisaria ser cometido, mas para muitos, quando se trata de situações onde uma pessoa pode nascer debilitada e já condenada a morte é considerável poupá-la de sofrer.

Seja qual for a decisão do STF hoje, e qual for a opinião de muitos e de tantos outros, existe uma minoria quase não vista ou ouvida, que não se considera contra nem a favor do aborto. Considera-se racional o suficiente e admite que um ser humano deva existir a partir do momento em que puder ser um todo, ser capaz de buscar e persistir em seus objetivos de vida, do contrario, que sentido fará para ele estar em meio a tantos e não ser capaz viver completamente.


Por Jéssica Oliveira
Informações: noticias.uol.com.br 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Câmara de Londrina aprova reajuste de quase 18% para professores


Na ultima quarta-feira (04), a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou por unanimidade a  proposta do Executivo que prevê reajuste salarial de 17,76% para os professores da rede pública municipal. O salário base dos professores agora passa de R$ 918 para R$ 1.081.
O projeto foi votado às pressas, uma semana antes do fim do prazo proposto pela Justiça Eleitoral: terça-feira, 10. Após esta data, ficam proibidos reajustes salariais a servidores municipais acima da reposição das perdas referentes à inflação.
A proposta só foi protocolada após passar por quatro comissões: Justiça, Finanças, Trabalho e Educação (em apenas um dia).
Muitos professores acompanharam a sessão que discutia o projeto, que também inclui a implantação de um plano de cargos e salários. A sessão extraordinária para segunda votação está programada para o dia 9 de abril, um dia antes do fim do prazo.


Guilherme Ramos