quarta-feira, 30 de maio de 2012

Abraçando a Escola: Múltiplos olhares, um só objetivo




Mostrar a educação como algo encantador e prazeroso. O projeto “Abraçando a Escola”, promovido pelo Câmpus Cornélio Procópio, tem como objetivo essas características, fazendo oposição aos hábitos tradicionais de alunos e professores.

A ideia do projeto surgiu com a pergunta: “Como fazer com que os alunos de uma escola de ensino fundamental, situada em uma região pobre do município de Cornélio Procópio, sintam-se motivados a estudar, aprendendo realmente a ler o mundo e realizar a análise crítica da realidade?”. Para os professores responsáveis pelo plano na área de educação, a resposta ao problema está na elaboração de um trabalho interdisciplinar, que irá focar: Artes; Língua portuguesa e Literatura; Espanhol; Inglês; Ciências; Educação Física; Empreendedorismo; Matemática; Informática; Eletrotécnica; Mecânica e Estudos Sociais.

O projeto “Abraçando a Escola” está sendo desenvolvido na Escola Municipal Padre Antônio Lock, envolvendo aproximadamente 20 professores e 20 alunos da UTFPR-CP, entre bolsistas e voluntários. O projeto ainda conta com os recursos financeiros e equipamentos disponibilizados pela Universidade e pela Escola Municipal Padre Antônio Lock, oferecendo toda uma estrutura ampla e tecnológica. Esse fator é fundamental para que se possa realizar atividades variadas que o projeto apresenta, como: Oficinas especificas direcionadas a alunos e professores; audição de músicas; projeção de filmes; varais poéticos; debates; workshops, produção de textos poéticos e em prosa, jogos esportivos, entre outros.

Além de ter o objetivo de atingir os alunos com essa forma inovadora de aprendizado, o trabalho também proporciona ao educando o contato com diversos tipos de linguagem como literatura, dança, música, pintura, cinema e teatro. Desta forma, o educando irá incentivar o aluno a ler e interpretar diversos tipos de texto, conscientizando-o a compartilhar o conhecimento educacional e cultural com outras pessoas.

Nathan Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário