segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bandeirantes Country Show reúne grandes nomes do Sertanejo Universitário


No último sábado, 23, a BC Marketing e Eventos (Bruno Castanho) e República Uai realizaram o Bandeirantes Country Show 2012, o maior evento sertanejo de toda a região. A atração principal ficou por conta da dupla revelação Davi & Fernando. Cerca de 1.500 cantaram e dançaram ao som de “Como é que o bruto faz”, “Curso Bão” e “Pegada Forte”.

Para agitar a noite, Evandro & Agnaldo, contratados pela gravadora Som Livre, levaram o público ao delírio com os sucessos “Olhos Cintilantes”, “Tiro Fatal”, “Anjo”e “Para nossa alegria”, novo trabalho da dupla. 


Em seguida, o arena eventos foi regada por Cocktail Drinks da  equipe Barmen, que também abriu espaço para a música eletrônica, na mixagem do DJ César Ricardo, um dos mais renomados de Londrina. 




Guilherme Ramos

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ibama avalia derramamento de óleo no Ribeirão Lindóia


Uma locomotiva bateu contra um vagão carregado com mais de 60 mil litros de óleo diesel na região entre o Parque Cilo III e o Jardim Maria Lúcia (zona oeste), na última terça-feira, em Londrina. Com o acidente, houve derramamento de óleo no manancial do Ribeirão Lindóia.

Foram colocadas três barreiras de contenção para conter o avanço da mancha de óleo. O Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá monitorar o local e as condições de danos provocados pelo acidente. O monitoramento no local tem acontecido diariamente por servidores da Secretaria do Ambiente (Sema) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a calha normal do córrego subiu e isso aumentou muito a superfície aquática do Lindoia. “No momento em que baixar o nível da água poderemos ver se tem resquícios de contaminação na vegetação'', explicou.

Hoje vence o prazo para a ALL, empresa responsável pela locomotiva, apresentar um relatório, informando a quantidade exata de óleo derramado e as ações adotadas para minimizar o impacto ambiental. Serão feitas novas amostras de solo e água no local. A ALL pode ser multada em até R$ 50 milhões.


Érica Fonseca


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuvas causam prejuízo em 21 municípios do Paraná


Pelo menos 21 municípios do Paraná tiveram prejuízos por conta da chuva que atinge o estado desde a última segunda-feira, deixando cerca de 57 mil moradores desabrigados, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira.
Seis cidades já decretaram estado de emergência: Manoel Ribas, Iretama, Nova Tebas, Pitanga, Londrina e União da Vitória.
O temporal deixou 1.065 desalojados e 491 pessoas estão desabrigadas, além de casas destruídas.
Para os afetados pelas chuvas, a Defesa Civil irá doar 3,3 mil cobertores e roupas, doados pelo Provopar.

Eduardo Malachini Henriques
Informações: www.uol.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Faccrei realiza 7ª edição da Tradicional Festa Junina


Na última sexta-feira (15) aconteceu a 7ª Edição da Tradicional Festa Junina da Faculdade Cristo Rei. O evento que teve todas as edições anteriores realizadas no Espaço Cultural em Cornélio Procópio, ocorreu dessa vez no Centro de Eventos da cidade, dando assim mais praticidade aos participantes e seus idealizadores.
A festa aberta tanto aos alunos e professores da Instituição quanto a comunidade, contou com um grande número de participantes no qual puderam prestigiar as barracas típicas da festa, organizadas por alunos e pela direção, além da tradicional quadrilha com a participação dos alunos de Administração, Direito e Jornalismo.







O evento prestigiado com grande alegria em todas as edições, contou este ano com um show ao vivo das duplas sertanejas João Marcos e Bruno, e Wander e Lucas.


Camila Sotero

Gripe H1N1: sintomas e prevenção


A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A. A transmissão do vírus ocorre pelo ar, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os principais sintomas são febre – cerca de 39°, dor de cabeça intensa, calafrios freqüentes, cansaço extremo, dor de garganta leve, tosse seca e continua, muco (catarro) pouco comum, dores musculares intenso e ardor nos olhos intenso.
Caso esses sintomas estejam em evidência é necessário procurar orientação médica imediatamente.
Nesse ano, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação do Programa Nacional de Imunização do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância e Saúde, lança a 14ª Campanha Nacional contra Influenza, tento como vacinados gestantes, adultos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos.
Algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas são: lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia, alimentar-se bem, tomar bastante liquido, agasalhar-se bem nos dias frios, cuidado redobrado com crianças e idosos, não compartilhar objetos de uso pessoal, deixar o ambiente arejado e não tomar remédio sem indicação de seu medico.

Daisyelle Cristina Maria

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Festa Junina na Faccrei

Hoje a Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio realizará a sua 7ª Festa Junina – já tradicional - com quadrilha, barracas de comidas típicas, bebidas e atrações de sertanejo universitário.

Terá inicio às 19h, no Centro de Eventos de Cornélio Procópio, e o convite está aberto para toda população.

A divulgação está exposta também em redes sociais dos alunos e carros de sons.

Não perca, uai!



Ana Cláudia Baia

Como surgiu a Festa Junina?



Nessa época do ano ouvimos muito falar sobre quadrilhas, pipoca, bandeirinhas, dança, fogueira, etc. Estamos falando da tão tradicional Festa Junina, evento que se comemora em todas regiões do país, e se caracteriza por sua particularidade e alegria.
Mas você sabe como surgiu a Festa Junina? A origem das comemorações é anterior à era cristã.

No hemisfério norte, diversos povos da Antiguidade como os celtas e os egípcios, aproveitavam essa época do ano para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. Na Europa, a Igreja Católica decidiu tornar a comemoração cristã, homenageando três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

No Brasil, antes da chegada dos europeus, os índios já faziam importantes rituais no mês de junho celebrando a agricultura com cantos, danças e diversos tipos de comida. Com a chegada dos colonizadores Portugueses, os costumes indígenas se fundiram com os costumes católicos, dando a característica que conhecemos hoje. Por isso existe a celebração aos santos católicos e a variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos.

Outra característica é a valorização da vida caipira nessas comemorações, que reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo.

Informações: Site mundoestranho

Nathan Francisco

terça-feira, 12 de junho de 2012

Que todos os dias, seja O DIA!


 O Dia dos Namorados ou também Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho e demonstrada pelos apaixonados através de cartões com declarações e muitas histórias, presentes que descrevem exatamente aquele quem recebe, entre várias outras demonstrações de afeto.

A data surgiu nos Estados Unidos e na Europa de uma homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais - que no dia 15 de fevereiro faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra. Na ocasião, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa. E como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se. Então um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.

Mas sendo assim antes ou hoje e com tantas versões sobre como surgiu o dia dos namorados, o importante mesmo são os momentos a dois, as histórias, a dedicação, paciência, cumplicidade, amizade, enfim, não importa se hoje é o dia mundial ou nacional, o importante é lembrar todos os momentos a pessoa que está ao seu lado, o quanto ela se faz e é importante para você. Feliz dia dos namorados, aos maridos e mulheres e aos que estão aprendendo a somar duas vidas em uma.


Jéssica Oliveira

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Excesso de videogame eleva isolamento e agressividade das crianças, diz estudo

Crianças que jogam até 16 horas de videogames por dia podem estar viciadas e desenvolver comportamento mais agressivo, intolerante e de isolamento da sociedade, segundo aponta um estudo da Associação Britânica de Gerenciamento da Raiva.
Em uma pesquisa que ouviu 204 famílias da Grã-Bretanha, a entidade ressalta os riscos do excesso da atividade e a necessidade de que os pais estabeleçam limites na relação que as crianças desenvolvem com os jogos eletrônicos.


Os pais de crianças entre 9 e 18 anos acreditam que o videogame influencie o convívio familiar e as habilidades sociais de seus filhos. A pesquisa apurou que 46% dos pais acham que o excesso dos jogos leva a menos cooperação em casa.
Na escola, professores se queixam de alunos com falta de concentração, sonolência, irritabilidade e dificuldades de interagir com os colegas.
Estudos e exemplos práticos mostram que a continuidade do isolamento social pode levar a casos extremos como o dois adolescentes que mataram 12 colegas e um professor em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, e do norueguês Anders Breivik, que em julho do ano passado matou 69 pessoas em um ataque a uma colônia de férias.

Embora o início do interesse pelo videogame esteja relacionado a uma diversão saudável, estágio nas quais muitas crianças e adolescentes permanecem e que não tem grandes efeitos nocivos, o aumento do número de horas em frente da tela e o distanciamento do convívio social estão ligados a uma fuga de questões emocionais.

Muitos adolescentes não conseguem mais se identificar com sentimentos de compaixão, solidariedade e outros aspectos de convivência em grupo, e alguns chegam a replicar as cenas de violência dos jogos na realidade, quando confrontados com desafios, ordens, pedidos ou situações em que ficam irritados com irmãos, amigos ou colegas de classe.
Os resultados da pesquisa britânica reforçam tais padrões psicológicos e alertam para a necessidade de os pais identificarem e tomarem atitudes.

Mais informações: G1.com.br
 
Guilherme Ramos

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O consumidor deve pagar pela perda da comanda em um bar?




Consumidores que frequentam bares, danceterias, restaurantes e casas noturnas provavelmente já se acostumaram a pagar cobrança de multa, em valores abusivos, como regra para quem perde ou extravia a comanda.

Contudo, essa prática é considerada ilegal e abusiva de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O bar ou qualquer outro estabelecimento comercial, não pode repassar e cobrar essa responsabilidade do consumidor.

Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano ''cabe ao comerciante ter controle sobre o que seu público consome, o qual não deve ser responsabilizado pela dúvida sobre o quanto consumiu e muito menos ser obrigado a pagar valores abusivos''.

Caso o consumidor, na prática, seja obrigado a pagar a multa pela perda da comanda, o procedimento a ser tomado é entrar em contato com o Procon da sua cidade para denunciar a prática abusiva e pedir a devolução dos valores cobrados indevidamente pela multa.

Ainda o consumidor deverá exigir do fornecedor a emissão de nota fiscal detalhando os valores cobrados pelo estabelecimento e guardá-lo como comprovante, assim poderá recorrer diante a uma situação desse tipo.

É importante lembrar que a gorjeta não é obrigatória, e mesmo que ela esteja embutida no valor total da conta, o consumidor pode optar por não pagar, sem sentir-se constrangido.

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Érica Fonseca

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Festa Junina, O mês de São João


Vamos dançar quadrilha pessoal! 
O mês de Junho é quando começa as festividades caipiras, e todo mundo já sabe. A vontade de comer paçoca, pipoca e dançar quadrilha aumenta a cada dia mais.
O nome desta data antigamente era conhecida como festa joanina por causa do mais importante dos três santos, São João Batista.
As festas juninas então são as comemorações a São João, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.
Apesar desta comemoração ser totalmente religiosa, todas as pessoas participam, sem distinção de cor ou religião.
As tradições presentes nesta data são as fogueiras, balões coloridos, a paçoca, o pé de moleque entre outras guloseimas que fazem com que a beleza e a gastronomia desta festa seja um sucesso.
O tema Festa Junina fez com que Fábio Sombra e Sérgio Penna escrevessem um livro chamado “Mês de Junho tem São João”, em forma de rimas que lembravam algumas musicas cantadas na festa caipira.
As ilustrações alegres e coloridas lembram as xilogravuras de literatura de cordel, tão popular no nordeste do Brasil.

Eduardo Malachini Henriques 

Informações:
http://www1.folha.uol.com.br

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ourinhos recebe 46ª da Fapi


Até o dia 10 de junho Ourinhos pode ser considerada o celeiro country do país. Teve início no último dia 31 a 46ª Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos (Fapi) - considerada a maior de portões abertos do país. 
Entre as grandes atrações do evento, está o 5º Encontro Nacional de Muladeiros e a 6ª Prova Nacional de Muares e Equinos. Durante o final de semana, serão feitos leilão e catira entre criadores e proprietários, sem cobrança de comissão de venda.
Outro ponto alto da festa é o Yuppie Park, que promete muita diversão com brinquedos destinados para todas as idades.
Mais de 100 mil pessoas por noite são esperadas no Recinto Olavo Ferreira de Sá.
A grade completa com a programação e agenda de shows pode ser acessada pelo site
http://www.fapiourinhos.com.br/.
A venda de camarotes está disponível pelo telefone (14) 3302-4100.



Ana Cláudia Baia